Uncategorized

Mais da metade do total de 60 aplicativos Android de compras online coletam informações pessoais dos usuários através de rastreadores

Mais da metade do total de 60 aplicativos Android de compras online coletam informações pessoais dos usuários através de rastreadores, segundo pesquisa.

O resultado é uma avaliação de risco do Opera Max, um aplicativo Android líder em gestão e economia de dados. Os 60 aplicativos mais populares de compras online foram avaliados usando o modo de privacidade nesse app. Outra pesquisa destacou que muitas informações pessoais dos usuários como nome, e-mail, localização, termos de busca e número de telefone são compartilhados com terceiros através de rastreadores.

Além disso, esta pesquisa indica que 96% de todos os aplicativos de compra online não usam uma criptografia completa para conectar os aplicativos com seus servidores.  Por outro lado, mencionam o risco aos compradores que usam esses aplicativos para fazer suas compras.

Informações pessoais podem ser compartilhadas com terceiros através de rastreadores dentro de aplicativos de compra ou conexões http não criptografadas em conexões de operadoras telefônicas. Dados delicados como número de conta de bancária e outra informação pessoal também podem ser interceptadas, como as informações armazenadas em contas dos vendedores online ou nos aplicativos de compra. Podem ser interceptadas por ladrões da internet através de redes Wi-Fi públicas ou redes inseguras.

“A maioria das pessoas não revelariam seus números de cartões de crédito ou nome completo aos empregados de uma loja física de onde eles moram ou enquanto navegam à procura de um produto. Mas quando o assunto é aplicativo móvel, muitos não estão cientes de verdade que este tipo de informação pode ser compartilhada”, afirma Sergey Lossev, Gerente de Produto do Opera Max. “Por esse motivo é que criamos o Modo Privacidade no Opera Max. Queremos ajudar aos nossos usuários contando a eles quais aplicativos compartilham informações pessoais através de rastreadores que fazem isso sem permissão”.

Nova versão do Opera Max: aumentando a privacidade online dos usuários Android

Hoje Opera Max apresenta a função de Modo Privacidade para todos os usuários. Essa ferramenta oferece alertas em tempo real na linha do tempo do Modo Privacidade, e ativando-o, usuários poderão ver facilmente os aplicativos que enviam solicitações de alto risco, que colocam a privacidade online em cheque. Assim que o Modo Privacidade for ativado,  ele também é responsável por criptografar virtualmente todo o tráfego de dados e bloqueio de quase todo tipo de rastreador de informação, deixando o caminho limpo para você fazer suas compras sem se preocupar.

“Se você souber quantos rastreadores e solicitações de conexões inseguras são enviados pelos seus aplicativos de compra online, sem dúvida irá querer reforçar a segurança e encriptar todo o tráfego da sua informação com Opera Max. Também você poderá proteger sua privacidade online na hora de fazer suas compras online. Confira o que acontece nos seus aplicativos e tenha o controle você”, completa Lossev.

Saiba mais do Modo Privacidade do Opera conferindo nosso post no blog para desenvolvedores (em inglês) aqui.

Baixe a nova versao do Opera Max com o Modo Privacidade grátis aqui: http://opr.as/omx

Sobre a avaliação de privacidade online de compra

Os resultados foram obtidos a partir de teste feito com os 60 aplicativos de compra online mais populares em 10 países diferentes, incluindo o Brasil, França, Alemanha, Índia, Indonésia, Rússia, África do Sul, Estados Unidos, Inglaterra e Vietnã. Os testes foram obtidos com conexões Wi-Fi e também fizemos pelo menos 100 solicitações com cada um dos aplicativos, navegando por produtos aleatórios. Depois foram registrados os resultados baseados no que foi mostrado na linha do tempo do Modo Privacidade do Opera Max.

* Atualização (7 de novembro de 2016): tiramos os nomes dos 60 apps de compras testados para evitar confusão ou mal-entendidos.


User comments



Opera

You deserve a better browser

Opera's free VPN, Ad blocker, and Flow file sharing. Just a few of the must-have features built into Opera for faster, smoother and distraction-free browsing designed to improve your online experience.

Download now