Uncategorized

Apresentando a função que bloqueia anúncios para uma navegação mais rápida.

 

Você sabia que se não tivéssemos tantos anúncios, muitos sites poderiam carregar até 90% mais rapidamente ? Hoje compartilhamos uma nova tecnologia nativa, responsável pelo desbloqueio de anúncios no nosso Canal do developer para Opera para computadores. “Nativa” pelo fato de conseguir uma velocidade incomparável vs. extensões, desde que o bloqueio aconteça no navegador.
Somos o primeiro navegador a integrar uma função de bloqueio de anúncios publicitários, porém este resultado não iria surpreender a ninguém, graças à popularidade de softwares de bloqueio de anúncios que incluso Apple habilita seu uso na sua plataforma.

As pessoas realmente querem tecnologia de bloqueio de anúncios.

Não temos a menor dúvida que a publicidade foi uma parte importante da internet desde o seu começo. O primeiro anúncio foi no início de 1994. Desde então, anúncios publicitários cresceram exponencialmente, permitindo que as pessoas tenham acesso à milhões de sites gratuitamente.

Mas com o passar dos anos os anúncios online consomem mais banda larga, tornando mais lenta a navegação, e até chegam a cobrir o conteúdo que você está tentando ver ou no pior dos casos, tentam te enganar induzindo você ao clicar em “falsos botões” de download. Outra grande preocupação é aumentar a privacidade e monitoramento do comportamento online.

Por esse motivo cada vez mais pessoas usam softwares de bloqueio de anúncios. Um estudo feito pela PageFair/Adobe indicou que o número de pessoas que instalam adblockers (ou bloqueadores de anúncios) tem experimentado um crescimento de 41% no mundo todo entre 2014 e 2015, sendo 98% deles em computadores.

As pessoas estão dando a entender claramente para as marcas e anunciantes que a situação deve mudar. Estamos em 2016 e acreditamos que anúncios devem ser mais claros e rápidos. Temos a iniciativa da  IAB L.E.A.N. para melhores anúncios, mas, onde estão esses grandes anúncios?

Ao invés disso, estamos vendo uma maneira de convencer aos usuários a desativar os bloqueios de anúncios. É um bom começo, mas o que poderia acontecer caso os anúncios pudessem ser melhores, menos invasivos e caso não tornarem tão lenta a navegação?

E é por isso que juntos, com a iniciativa da função ad-blocking, estamos oferecendo uma ferramenta para ajudar aos anunciantes e usuários a entender o problema dos anúncios pesados. Acreditamos que isto vai contribuir para a mudança que a indústria publicitária precisa.

adblocker-opera-faster-internet

Um foco mais inteligente do bloqueador de anúncios.

A função ad-blocking do Opera está desativada de forma padrão.

Enquanto você navega, Opera irá detectar a presença de anúncios que possam ser bloqueados e irá sugerir habilitar o bloqueador de anúncios. Para ativar ou desativar o ad-blocking para um site específico, e só clicar no ícone do escudo, na barra de URL e deslizar para ativar.

Image1-block-ads-with-opera-for-computers-integrated-adblocking-feature

 

Este quadro de diálogo também irá mostrar estatísticas indicando os anúncios que estão sendo bloqueados no site atual, e quantos anúncios foram bloqueados no total. Por outra parte, você pode avaliar a velocidade de carregamento do site atual com e sem a função ad-blocker ativada.

Caso você desative a função ad-blocking em um site específico, esse site é adicionado a um listado de exceções, que você poderá organizar a partir do Menú “Configurações” do Opera. Você poderá fazer clic  no ícone da roda dentada na janela em que deseja fazer o teste – sinta-se à vontade para alterar seus anúncios – somente com alguns atrasos no carregamento.

Image2-monitor-blocked-ads-opera-for-computers1

Debaixo do capó

Quando começamos a perfilar o desenvolvimento dos bloqueadores de anúncios, observamos que usualmente os listados de bloqueio são de boa qualidade e podem bloquear uma enorme quantidade de anúncios.

Pero, muchas extensiones toman mucho tiempo comprobando si las direcciones de URL o elementos de la página se producen en sus listas de bloqueo.

Opera checa la lista de bloqueo utilizando código nativo y algoritmos rápidos. Además, Opera bloquea anuncios temprana y rápidamente: en el motor, en el momento en que es solicitada una URL.

Porém muitas extensões levam muito tempo verificando se os endereços URL ou elementos do site acontecem nos listados de bloqueio.

Opera verifica o listado de bloqueio usando código nativo e algoritmos rápidos. Além disso, bloqueia anúncios de forma rápida e com antecedência: no motor mesmo, no exato momento em que é solicitada um URL.

Opera atualmente utiliza listas de bloqueio do EasyList, os dois, EasyList para impedir os anúncios e o listado EasyPrivacy para evitar rastreadores.

Funcionamento do teste de velocidade.

A partir do pop-up, você também poderá abrir o teste de velocidade (speed test). O mesmo carrega o site atual duas vezes, uma não bloqueando os anúncios e outra bloqueando, e logo notifica o tempo que cada um levaram para ser carregados.

Como estamos carregando somente uma vez, tal vez você obtenha diferentes resultados depois de repetir o teste várias vezes, dependendo da sua conexão e outras variáveis; para fazer que seja cientificamente preciso, você deve repetir várias vezes para obter a média de resultados. Mas também em vários sites é muito óbvio, mesmo com um carregamento simples, que bloqueia os anúncios notavelmente. Esperamos que você aproveite brincando com ele

 

Quão tão rápido ele é

Nossa pesquisa demonstra que navegar enquanto você está usando o bloqueador de anúncios do Opera aumenta a velocidade em até 45% a mais que navegar em Google Chrome com a extensão AdBlcock.

opera-faster-internet-with-adblocker

 

Esses resultados sao do teste que fizemos em 66 sites ricos em conteúdo. O computador usado conta com processador AMD Phenom II X6 com 8 GB de RAM com Windows 10 64-bit.

Os testes foram feitos em vários outros sistemas. A porcentagem continua sendo semelhante, enquanto o tempo médio carregando o site é bem variável.

Para o teste, usamos um WebDriver e repetimos 15 vezes o tempo de carregamento para cada site. O tempo demonstra que a média de tempo carregando entre navigationStart e eventos loadEventEnd.

Comparte tus resultados Compartilhe seus resultados

Adoraríamos saber da sua experiência e obter feedback do resultado do seu teste. Nos comente por aqui ou no Facebook

 


User comments



Opera

You deserve a better browser

Opera's free VPN, Ad blocker, and Flow file sharing. Just a few of the must-have features built into Opera for faster, smoother and distraction-free browsing designed to improve your online experience.

Download now